Translate

segunda-feira, 10 de março de 2025

1985-2025 - 40 anos de manuais educativos LEGO®

 Em 1985 a LEGO®, editava os primeiros manuais educativos estruturados, o 1035 e o 1036, para os conjuntos 1030,1032 e 1034.



(para ler os manuais na íntegra ver página específica sobre os sets 1030/1032)

Porquê dar importância a este facto?

A LEGO® através da sua Educational Products Department (futura LEGO® Dacta, e mais tarde LEGO® Education), a qual foi criada em 1980 para, de uma forma estruturada, dar apoio aos professores que por sua iniciativa usavam educativa e intencionalmente, desde de meados dos anos sessenta peças de LEGO® nas suas aulas, em 1985 apresenta pela primeira vez manuais muito bem estruturados para apoio aos docentes.
É certo que a caixa 1030, quando foi lançada, já possuía um manual de orientação. Mas estes livros, muito bem ilustrados, apresentam uma qualidade pedagógica que se deve realçar, pois não só apresentam as caixas, as suas  atividades e a sua interligação com o curriculum escolar, como ainda apresentam propostas de soluções, e até propostas de projetos finais abertos. E no caso do 1036 especificações técnicas sobre os componentes eletricos. Para não falar de um cartaz com o resumo das peças contidas em cada caixa seja ela a 1030, 1032 ou 1034.

Como professor, sempre olhei para os manuais educativos da LEGO® com uma curiosidade muito grande. E foi com muita satisfação que os seus manuais de STEAM, mesmo antes da expressão STEAM existir (como diz a própria LEGO®), foram sempre uma grande fonte de inspiração para as minhas aulas e para os meus alunos.
Muito obrigado, aos técnicos e professores que ao longo dos anos os produziram, ou colaboraram na sua elaboração ou na sua experimentação.

In 1985, LEGO® published the first structured educational manuals, 1035 and 1036, for sets 1030, 1032 and 1034. Why give importance to this fact?

LEGO®, through its Educational Products Department (future LEGO® Dacta, and later LEGO® Education), which was created in 1980 to provide structured support to teachers who, on their own initiative, had been using LEGO® pieces in their classes for educational purposes since the mid-sixties, presented for the first time in 1985 very well-structured manuals to support teachers.
It is true that box 1030, when launched, already had an orientation manual. But these books, very well illustrated, present a pedagogical quality that should be highlighted, as they not only present the boxes, their activities and their interconnection with the school curriculum, but also present proposed solutions, and even proposals for open final projects. And in the case of 1036 technical specifications on electrical components. Not to mention a poster with a summary of the pieces contained in each box, whether it be 1030, 1032 or 1034. As a teacher, I have always looked at LEGO® educational manuals with great curiosity. And it was with great satisfaction that your STEAM manuals, even before the expression STEAM existed (as LEGO® itself says), were always a great source of inspiration for my classes and for my students.
Many thanks to the technicians and teachers who over the years produced them, or collaborated in their development or experimentation.
 





Sem comentários:

Enviar um comentário