...A contribution to a repository from a teacher who uses LEGO® Education equipment on a daily basis.
Note: Whenever the author obtains new information on topics already published, he updates the pages already published, not creating new ones. Use the search box to get all the information. The update date is at the end of the message. Last Update 2025.11.25
Lançado em 1991, o conjunto 9975, o set "Conjunto para principiantes de LEGO Tecnologia", conjunto de máquinas simples unicamente com 124 peças, possibilita a construção de 4 berbequins manuais, 2 balançé, 2 batedeiras manuais ou um berbequim, um balançé e uma batedeira. Embora seja uma caixa muito pequena, possibilita atividades básicas de transmissão e de movimento importantes para a compreensão de conteúdos elementares. Com a referência 95098 foi vendido um pack com 3 caixas 9975 e um set 95097 (livro e fichas).
Launched in 1991, set 9975, the "LEGO Technology Beginner's Set", a set of simple machines with only 124 pieces, allows the construction of 4 hand drills, 2 rockers, 2 hand mixers or a drill, a rocker and a mixer. Although it is a very small box, it enables basic transmission and movement activities that are important for understanding elementary content. With reference 95098, a pack was sold with 3 boxes 9975 and a set 95097 (book and cards).
9975 - a caixa
9975 - a caixa aberta , livro de professor e fichas de ilustração.
9975 - versão inglesa, com o livro "First Steps".
95097 - "Analyse d'ensembles techniques", livro do professor, com 18 páginas,
1992 (versão francesa)
Ficha ilustrativa: o verso à esquerda e à direita, o rosto da mesma.
No passado dia 16 de agosto a LEGO Education iniciou a divulgação da versão 3.0 da App para os conjuntos Spike Prime e Essential. A curiosidade é que a mesma corre online , de momento. É disponibilizada em 22 ideomas.
Lê-se no site:
"O SPIKE 3 Beta Web App é ideal para usuários avançados e equipes de competição, pois oferece funcionalidades que não estão disponíveis no aplicativo nativo.
Projetado para uso com o portfólio LEGO® Education SPIKE ™, o Beta SPIKE App 3.0 é uma ferramenta poderosa e inclusiva que ajuda os professores a facilitar o aprendizado STEAM envolvente e prático. Atualmente, o SPIKE App 3.0 está em Beta e não é recomendado para uso em sala de aula. É melhor para usuários avançados e equipes de competições que procuram funcionalidades avançadas não disponíveis no aplicativo nativo.
Quando combinado com SPIKE™ Essential ou SPIKE™ Prime, o Beta SPIKE App 3.0 permite que os alunos:
Aplique a sua aprendizagen e aprofunde-se em codificação, tecnologia e integração digital.
Desenvolva habilidades de pensamento computacional usando uma progressão de blocos de ícones, blocos de palavras e codificação baseada em texto.
Construir, mexer e experimentar - progredindo de criações simples para estruturas e mecanismos complexos.
Aprenda a programar, testar e ajustar designs, depurar e otimizar, criar histórias com LEGO® Minifigures, preparar-se para competições FIRST® LEGO® League e muito mais!
Uma experiência intuitiva
O Beta SPIKE App 3.0 fornece vários ambientes de codificação intuitivos que, quando combinados com SPIKE Prime ou SPIKE Essential, oferecem um sistema híbrido adaptativo, físico e digitalmente criativo que professores e alunos vão adorar usar. Os alunos progridem de blocos de ícones simples para codificação de blocos de palavras com base no Scratch e, finalmente, no Python para codificar suas criações e dar vida ao aprendizado STEAM. O Beta SPIKE App 3.0 fornece uma nova experiência python que torna a transição do bloco de palavras mais fácil e rápida.
Os novos recursos do SPIKE 3.0 incluem:
Mais fácil de conectar ao SPIKE Prime Hub
A atualização do firmware é muito mais rápida para o SPIKE Prime
A nova API python facilita a transição do bloco de palavras para o código python
Palete de blocos de palavras simplificado para mais blocos de movimento
O hub inicializa instantaneamente
Mais controle sobre várias configurações, por exemplo. Intensidade da luz da matriz 5x5
Fluxo de conexão mais rápido
Conecte-se sem fio a Chromebooks usando o Beta SPIKE App 3.0 permite que os alunos se concentrem no conteúdo de aprendizagem e gastem seu tempo com mais eficiência. A nova atualização de firmware leva alguns minutos e o hub é inicializado instantaneamente. Ele torna as conexões sem fio via Bluetooth Low Energy (BLE) mais simples e rápidas (qualquer SPIKE Prime Hub deve se conectar em cinco segundos).
Hum... visitei a LEGO House este mês... que maravilha!!!!!!
Hmm... I visited LEGO House this month... how wonderful!!!!!!
Rever os conjuntos mais antigos e icónicos da LEGO na cave do edifício....
Review the oldest and most iconic LEGO sets in the basement of the building....
com muito gosto, admirar o painel dos criadores e continuadores do projecto LEGO (no rés-do-chão)
with great pleasure, to admire the panel of the creators and continuators of the LEGO project (on the ground floor)
Ver ao vivo a criação de pedras LEGO e receber uma combinação específica das 915 103 705 possíveis de 6 peças de LEGO de 2x4, ..bem como uma saquinho com as 6 peças vermelhas...
See live LEGO brick creation and receive a specific combination of the possible 915 103 705 of 6 2x4 LEGO bricks,
..as well as a bag with the 6 red pieces...
Bom é tanto para experienciar... que não há palavras que o descrevam...fazer um filme animado, uma minifigura original, um peixe que ganha vida num ecran, um emoticom animado, um carro rápido, um painel mosaico do nosso rosto... etc etc etc... o melhor, e se puderem.. vão até à Dinamarca, a Billund e vivam um dia cheio de emoções. e depois recebem todos os registos num filme e fotos no vosso mail.
Claro que podem depois aproveitar, e já fora da LEGO House, ver o edíficio onde tudo começou , ver todos os edíficos da LEGO e admirar a arquitetura do LEGO Campus e mergulhar na diversão da LEGOland original e pernoitar num dos hoteis da LEGO..... hum... já tenho saudades!!!!
Hmm, it's so much to experience... that no words can describe it... to make an animated film, an original minifigure, a fish that wins life on a screen, an animated emoticon, a fast car, a mosaic panel of our face ... etc etc etc... the best, and if you can.. go to Denmark, Billund and live a day full of emotions. and then you receive all the records in a film and photos in your email.
Of course, you can then enjoy, and outside the LEGO House, see the building where it all started, see all LEGO buildings and admire the LEGO Campus architecture and dive into the fun of the original LEGOland and stay overnight in one of LEGO's hotels.. ... hmm... I miss you already!!!!
depois destas fotos soltas... fica aqui o video promocional da LEGO House...
after these loose photos... here's the LEGO House promotional video...
Os conjuntos de máquinas simples e motorizadas são fundamentais para a aprendizagem prévia de STEAM. Eu uso vários.Numa tentativa de sistematizar cronologicamente este tipo de conjuntos criei um quadro (não exaustivo, pois há conjuntos específicos só de rodas dentadas ou alavancas, que de momento não estão aqui nesta grelha)
The sets of simple and motorized machines are fundamental for the pre-learning of STEAM. I use several.n an attempt to chronologically systematize this type of sets, I created a table (not exhaustive, as there are specific sets only of cogs or levers, which are not currently here in this grid)
Nota: BrickLink diz que o set 9975 é de 1987... mas a caixa diz que é de 1991. Entenda-se, eu só conheço/possuo a caixa da LEGO Dacta, pode haver versão anterior. A marca LEGO Dacta foi criada em 1989.
Note: BrickLink says that set 9975 is from 1987... but the box says it is from 1991. Understand, I only know/have the LEGO Dacta box, there may be an earlier version. The LEGO Dacta brand was created in 1989.
A LEGO Dacta lançou os conjuntos 9610, 9612, 9614 e 9616 sobre máquinas simples. Eventualmente serão das caixas mais vendidas a nível mundial. Foram editadas em 1993, em caixa de cartão de cor branca. Foram posteriormente reeditadas em 1995, em 1998, 2002, 2003 e 2008. Para saber mais consulte este outro post.
LEGO Dacta released sets 9610, 9612, 9614 and 9616 on simple machines. Eventually they will be one of the best selling boxes worldwide. The first 3 were edited, I'm still trying to figure it out, in 1993, in a white cardboard box. They were later republished in 1995 (this year the 9616 is edited, information I have at the moment), in 1998, 2002, 2003 and 2008.To learn more check out this other post.
Imagem do conjunto, a 9610, 9612 e 9616 são reedições de 2003 . A 9614 é de 2008.
Foi editado o Machines and Mechanism Concept Guide, 2000042 o qual servia de introdução a esta temática a nível dos conceitos básicos.
The Machines and Mechanism Concept Guide, 2000042 was edited, which served as an introduction to this subject in terms of basic concepts.
Concept guide Machines and Mechanisms
ref - 2000042
(fotografia gentilmente cedida por Robert Rasmussen,
Coloco aqui links para as lições do EV3 que se encontram online de momento (julho 2022).
Here are links to the EV3 lessons that are currently online (July 2022).
Nesta unidade, os seus alunos irão usar a Base Motriz como uma plataforma modular para aprender os conceitos básicos de construção e programação de robôs autônomos. Cada lição apresenta uma nova extensão a ser construída na Base Motriz. Essas extensões permitem detectar obstáculos, mover objetos, seguir linhas e girar em ângulos precisos. A unidade termina com um desafio com tema de fábrica que testará as habilidades de robótica de seus alunos! (texto do site da LEGO Education)
In this unit, your students will use the Driving Base as a modular platform for learning the basics of building and programming autonomous robots. Each lesson introduces a new extension to be built onto the Driving Base. These extensions enable it to detect obstacles, move objects, follow lines, and turn by precise angles. The unit ends with a factory-themed challenge that will put your students’ robotics skills to the test!
Nesta unidade, os seus alunos trabalharão como físicos e engenheiros, realizando experiências para investigar fenômenos, princípios e conceitos envolvidos na ciência e tecnologia física. Trabalhando aos pares, eles passarão por uma série de lições que usam experiências práticas para explorar relações de transmissão, atrito e gravidade. A unidade termina com um desafio aberto, que oferece uma oportunidade para os alunos aplicarem suas habilidades e conhecimentos recém-adquiridos de maneira criativa.
In this unit, your students will work as physicists and engineers, carrying out experiments to investigate phenomena, principles, and concepts involved in physical science and technology. Working in pairs, they’ll go through a series of lessons that use hands-on experiments to explore gear ratios, friction, and gravity. The unit concludes with an open-ended challenge, which provides an opportunity for students to apply their newly acquired skills and knowledge in creative ways.
Nesta unidade, os seus alunos irão trabalhar como cientistas e engenheiros. Eles mergulharão em atividades STEM motivadoras que estimulam a resolução criativa de problemas, comunicação e trabalho em equipe. Eles trabalharão no Challenge Mat, uma plataforma envolvente e motivadora, onde aplicarão criativamente o seu conhecimento STEM e expandirão as suas habilidades de resolução de problemas à medida que desenvolvem as suas soluções Space Challenge.
In this unit, your students will work as scientists and engineers. They’ll immerse themselves in motivating STEM activities that prompt creative problem-solving, communication, and teamwork. They’ll work on the Challenge Mat, an engaging and motivating platform where they’ll creatively apply their STEM knowledge and expand their problem-solving skills as they develop their Space Challenge solutions.
Nesta unidade, os seus alunos irão fortalecer as suas habilidades de engenharia de projeto, resolvendo os problemas complexos do mundo real da criação de veículos robóticos da vida real. Os alunos irão integrar múltiplas habilidades disciplinares à medida que analisam os principais desafios globais, elaboram critérios e restrições qualitativas e quantitativas e dividem grandes problemas em menores. Eles também desenvolverão e usarão uma série de casos de teste para verificar se uma solução funciona de acordo com suas especificações de projeto. Os alunos irão fortalecer as suas habilidades de comunicação ao apresentarem informações, descobertas e evidências de apoio de forma clara, concisa e lógica.
In this unit, your students will strengthen their design engineering skills by solving complex the real-world problems of creating robotic real-life vehicles. Students will integrate multiples subject skills as they analyze major global challenges, elaborate qualitative and quantitative criteria and constraints and break large problems down into smaller ones. They will also develop and use a series of test cases to verify that a solution performs according to its design specifications. Students will strengthen their communication skills as they present information, findings, and supporting evidence clearly, concisely, and logically..
Nesta unidade, Os seus alunos irão fortalecer as suas habilidades de engenharia de projeto e habilidades de codificação, resolvendo problemas complexos do mundo real de máquinas controladas por computador. Os alunos irão integrar múltiplas habilidades disciplinares à medida que analisam os principais desafios globais, elaboram critérios e restrições qualitativos e quantitativos e dividem grandes problemas em outros menores. Eles também desenvolverão e usarão uma série de casos de teste para verificar se uma solução funciona de acordo com suas especificações de projeto. Os alunos fortalecerão as suas habilidades de comunicação ao apresentarem informações, descobertas e evidências de apoio de forma clara, concisa e lógica.
In this unit, your students will strengthen their design engineering skills and coding skills by solving complex the real-world problems of computer-controlled machines. Students will integrate multiples subject skills as they analyze major global challenges, elaborate qualitative and quantitative criteria and constraints and break large problems down into smaller ones. They will also develop and use a series of test cases to verify that a solution performs according to its design specifications. Students will strengthen their communication skills as they present information, findings, and supporting evidence clearly, concisely, and logically.
De igual modo apresento o LME - EV3 Maker, em português do Brasil.
Cartazes
cartaz base
inventário da caixa base
inventário da caixa de expansão
vista geral do pbrick EV3
vista geral do conjunto robótico
lista de verificação
tapete Mat 1
tapete Mat 2
Tapete Mat 3
O documento "nextsteps" o qual fornece importante informação pedagógica e curricular.
Deixo por fim, a nível de documentos, o link para as FAQ´s online da LEGO Education sobre o produto EV3.
Para quem queira usar MicroPython, como linguagem de programação, a LEGO possui um site onde é, em pormenor, explicado o uso desta linguagem e onde se poderá encontrar todas as programações em MicroPython, necessárias para os modelos do conjunto base, bem como do resource (45560). Clique aqui.
Recentemente (fevereiro de 2024) a LEGO Education disponibilizou um pequno curso introdutório ao EV3. Pode aceder aqui . É composto or alguns videos de introdução, muito bons para introduzir um leigo neste produto.