Os produtos da vertente educacional LEGO que mais peso tiveram na utilização em contexto de ensino, foram e ainda são, os conjunto de máquinas simples e motorizadas, e as "mesas" (interfaces) e blocos programáveis para o ensino de STEAM.
Para contribuir para elucidar, em jeito de resumo, apresento o primeiro quadro, sendo que os anos a verde referem-se aos anos em que os produtos elétricos LEGO cuja cablagem assentava no tipo " Wire 12V / 4.5V with two Variable Color 2-prong connectors" e os anos a azul o dos em que os produtos LEGO assentam nos conetores " Wire with Brick 2 x 2 x 2/3 Ends".
Efetivamente, a oferta LEGO hardware vai-se alterado ao longos dos anos conforme se alteram as ligações dos seus equipamentos, e como podemos ver na imagem seguinte, sofreram já neste século várias alterações, o que por vezes incompatibiliza parcialmente o uso de um produto anterior com o seu sucessor. Constrangimentos da evolução tecnológica.... talvez.
Sendo a LEGO um produto baseado na compatibilidade entre encaixes de peças, esta valência, refiro-me à compatibilidade entre cablagens elétricas, um "erro" cada vez mais frequente nos novos produtos LEGO Education (a única exceção foi a migração do RCX para o NXT, com a criação de um cabo adaptador produzido pela LEGO).
É certo que terceiros criaram cabos adaptadores, nomeadamente de Power Funtions/WeDo 1.0 para a cablagem de WeDo 2.0 e Spike, bem como cabos adaptadores de Power Funtions para NXT/EV3 (ver imagens abaixo), mas não foi a LEGO ( Desconheço as capacidades de compatibilidade destes cabos, uma vez que mesmo sendo compatíveis fisicamente poderá haverá dificuldades de programação). Há ainda outros cabos adaptadores criados artesanalmente nomeadamente de RCX para Power Funtions (video abaixo).
Bom, fica aqui, na primeira imagem, o resumo dos anos de 1980 a 2000. Na segunda imagem, desde 2000 até 2024 .Caso haja omissões ou erros, agradeço o reparo do leitor.
The LEGO educational products that had the most weight in use in a teaching context were, and still are, the set of simple and motorized machines, and the "tables" (interfaces) and programmable blocks for teaching STEAM.
To help clarify, as a summary, I present the following table, with the years in green referring to the years in which LEGO electrical products whose wiring was based on the type " Wire 12V / 4.5V with two Variable Color 2-prong connectors" and the years in blue are those in which LEGO products are based on " Wire with Brick 2 x 2 x 2/3 Ends" connectors.
In fact, the LEGO hardware offer has changed over the years as the connections of its equipment change, and as we will see in the next post, it has already undergone several changes this century, which sometimes makes the use of a previous product partially incompatible. with his successor. Constraints of technological evolution.
As LEGO is a product based on compatibility between fittings of pieces, this aspect, I am referring to, compatibility between electrical wiring, an increasingly frequent "error" in new LEGO Education products (the only exception was the migration from RCX to NXT , with the creation of an adapter cable).
It is true that third parties created adapter cables, namely Power Funtions/WeDo 1.0 for the WeDo 2.0 and Spike cabling, as well as Power Functions adapter cables for NXT/EV3 (see images below), but it was not LEGO (I don't know the capabilities compatibility of these cables, since even though they are physically compatible there may be programming difficulties). There are also other adapter cables created by hand, namely from RCX to Power Functions (video below).
Well, here, in the first image, is a summary of the years 1980 to 2000. In the second image, from 2000 to 2024. If there are omissions or errors, I would appreciate the reader's correction.
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